×
Siga-nos:

4 vantagens de ter uma assessoria contábil externa para as normas de compliance

Diante da necessidade de manter a competitividade, seja qual for o cenário e sobretudo em momentos de dificuldades e cobrança da sociedade e dos órgãos governamentais, nunca se falou tanto em normas de compliance, estando presente no meio privado e no setor público. Embora a estratégia venha sendo cada vez mais adotada pelas empresas brasileiras, é sempre bom lembrar que é preciso contar com o profissional certo para ela ser bem aplicada.

Nesse caso, contar com um empresário contábil será fundamental, notadamente pela visão mais ampla deste profissional que assessora diversos segmentos no seu dia a dia. Gostou da ideia? Veja a partir de agora o que é compliance e por que ter o apoio de um profissional de contabilidade é tão importante para realizar e apoiar a implantação de um programa de compliance nas organizações:

Entenda de forma simples o que é compliance

Compliance é uma palavra de origem inglesa e que significa conformidade em português. Simplificando, a compliance representa o processo de garantir que todos na sua empresa (gestores, colaboradores e até mesmo profissionais terceirizados) sigam as normas, leis, regulamentos, padrões e práticas éticas que se aplicam a organização, sejam elas internas, sejam definidas por leis federais, estaduais e/ou municipais.

Por que a compliance é tão importante para a empresa?

Aplicar a compliance na empresa ajudará a detectar falhas operacionais que levem a violações de regras. Depois de corrigidas, ela deve atuar mais no sentido de prevenir certos desvios de condutas, livrando a empresa de multas, ações judiciais e outras penalizações cabíveis.

A compliance também possibilita criar e manter padrões mais adequados de comportamento para os gestores e colaboradores, elevando o foco deles nos objetivos mais amplos da organização e contribuindo para a correta funcionalidade dos sistemas e processos.

Veja abaixo as principais vantagens que a compliance pode proporcionar à empresa:

  • otimiza as operações internas e externas;
  • cria uma imagem positiva para a marca;
  • melhora o nível de relações-públicas;
  • melhora a reputação da empresa;
  • reduz problemas com a justiça;
  • aumenta a produtividade.

Por que ter uma boa assessoria contábil é fundamental para a compliance?

A contabilidade pela sua própria característica, concentra praticamente todas as informações e dados financeiros das empresas. Traduz o reflexo das operações econômicas, financeiras e patrimoniais das organizações, sendo portanto, o mais apto para a detecção de não conformidades dos registros oficiais. Isso faz do profissional contábil um dos mais importantes para dar início às aplicações de normas de compliance. Veja agora 4 motivos que o tornam essencial para a estratégia:

1. Adapta a contabilidade da empresa aos padrões internacionais

Deixar os gestores e colaboradores atuarem a seus modos é um risco para a empresa, já que o nível organizacional pode ficar comprometido, levantando dúvidas sobre os relatórios gerenciais apresentados.

Por outro lado, ao contar com um empresário contábil, o departamento consegue ganhar profissionalismo e se adequar aos padrões internacionais vigentes. Ou seja, as melhores práticas são incorporadas ao setor.

2. Facilita o trabalho de auditorias internas e externas

Um empresário contábil deve literalmente arrumar a casa. Ou seja, é preciso ajustar processos, definir padrões e melhorar a visibilidade das operações, bem como dos resultados gerados. Dessa forma, qualquer coisa que poderia ficar implícito vem à tona, aumentando o grau de transparência no setor. Esse trabalho já garante meio caminho andado para uma auditoria interna e/ou externa.

3. Transfere alto grau de know-how para o negócio

O contato direto de um profissional contábil, em especial de uma assessoria externa, com os gestores e colaboradores da empresa fará com que haja uma grande troca de conhecimentos, habilidades e experiências. Essa é uma boa oportunidade para atualizar os profissionais com relação às melhores práticas utilizadas no mercado e garantir que elas sejam utilizadas na empresa.

4. Melhora a gestão de riscos para a empresa

Muitas vezes, uma visão de fora é melhor para detectar falhas e oportunidades de melhorias no âmbito fiscal, legal e gerencial. Digo isso por que muitos profissionais da empresa podem ficar engessados com os métodos que utilizam há tanto tempo, não sendo capazes de identificar os riscos que podem estar na cara.

Diante do risco cada vez maior que as empresas correm com o descumprimento de leis e regulamentações, as normas de compliance vão se tornando estratégias importantes para a sobrevivência e desenvolvimento no mercado. Fique atento a essas oportunidades e agregue competitividade ao negócio.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter agora mesmo e seja o primeiro a receber nossas novidades!

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços e Educação. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL-Fortaleza.