5 benefícios que um software de gestão traz para a sua empresa

5 benefícios que um software de gestão traz para a sua empresa

O crescente desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação, sobretudo no segmentos de softwares, reforçado pelas possibilidades de acessos via internet, também por meio dos dispositivos móveis, tem colocado à disposição das empresas e dos seus gestores diversas alternativas. Uma delas é o uso de soluções para a gestão empresarial, sistemas modernos integrando os departamentos das organizações.

Esse tipo de ferramenta gera uma série de vantagens que vão muito além da mera mudança dos processos manuais, permeando uma adequação às novas tecnologias voltadas para a gestão empresarial. É também uma forma de controlar melhor e otimizar processos operacionais da empresa, diminuindo gastos, melhorando produtividade em todos os níveis e aumentando os lucros.

Neste contexto, destacamos a seguir alguns pontos relevantes sobre essas soluções tecnológicas, citando benefícios que podem gerar para o seu negócio. Confira!

O que é um software de gestão empresarial

Quando falamos de software de gestão podemos entender como sendo um sistema composto por um conjunto de programas integrados e combinados entre si, cujas partes ou etapas funcionam de forma harmônica e completa, cujo objetivo é gerar dados e informações consistentes para o gerenciamento da empresa.

Esse funcionamento integrado mais amplo dos sistemas de gestão, incluindo a operação da empresa, comercial, financeiro, patrimônio, contabilidade, setor fiscal e gestão de pessoas é também conhecido pela sigla ERP (do inglês, Enterprise Resource Planning).

Assim, um sistema de gestão empresarial trata-se de uma importantíssima ferramenta de trabalho que permite ao empreendedor e administrador gerenciar melhor o seu negócio. E se for desenvolvido em tecnologia web, as possibilidades se ampliam no campo da mobilidade, podendo ser acessado em tempo real, de qualquer lugar e em qualquer momento, inclusive por meio de smartphones e tablets, facilitando enormemente o acompanhamentos do dia a dia da empresa. 

Benefícios que o software de gestão gera para a empresa

1. Melhores decisões no âmbito empresarial

O primeiro grande benefício da adoção de um software de gestão para sua empresa é a otimização do planejamento e do desenvolvimento do negócio.

Como o sistema armazena e organiza enormes quantidades de dados fundamentais para a empresa, seu uso possibilita uma melhor análise, facilitando a tomada de decisões.

2. Processos mais rápidos

A tecnologia bem aplicada desburocratiza e automatiza processos internos, tornando-os mais ágeis e eficientes. Isso ocorre porque o sistema processa muitos dados simultaneamente, gerando informações em todos os níveis, agilizando o acesso e o compartilhamento online entre os interessados.

Dessa forma, a automação de processos também permite diminuição nos tempos de resposta para os fornecedores, clientes e a todos que se relacionam com a empresa, além do maior controle dos recursos, prazos e outros fatores na operação, facilitando o cumprimento das tarefas e ganho de produtividade.

3. Mais segurança da informação

O uso de um sistema de gestão empresarial pode concentrar em um mesmo lugar ou banco de dados informações sobre processos, prazos, fluxo de caixa, contabilidade, compras, estoque, auditorias, obrigações legais e fiscais e até mesmo canais de relacionamento com o cliente.

Assim, além do maior controle dos processos internos, a comunicação também é feita com mais agilidade e mais segurança. Por outro lado, o gestor pode gerar backups ou cópias de segurança de todos os dados, e se o sistema for web, pode também manter cópias dos seus dados em nuvem, preservando ainda mais a segurança das suas informações.

4. Redução de gastos e erros

Ao eliminar processos manuais é possível diminuir significativamente a ocorrência de falhas humanas, bem como redução de custos de pessoal e outros reflexos positivos. Tratando-se de sistema web hospedado em um datacenter e com escalabilidade em nuvem, pode-se ainda ter reduzidos os gastos de infraestrutura e de alguns equipamentos, bem como de gestão do departamento de TI, possibilitando ainda o trabalho home office de alguns colaboradores, cujas tarefas podem ser feitas de casa com redução de custos de transportes e deslocamentos dentre outras vantagens.

5. Melhor organização do tempo

Como vimos, esses sistemas ajudam a coordenar simultaneamente e de maneira organizada e mais eficiente os diferentes setores, permitindo uma gestão compartilhada e ao mesmo tempo o acompanhamento do todo na gestão do seu negócio.

O uso de sistemas modernos permite que o empreendedor organize melhor o seu tempo, podendo se dedicar a adquirir mais conhecimentos e fomentar insights para o crescimento da sua empresa.

Mas não pare por aí: que tal se aprofundar no tema? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos conteúdos voltados para gestão das organizações!


Advogado, contador, matemático, auditor e perito contábil. Professor, Especialista em Direito Empresarial, Administração Financeira e Matemática Aplicada. Mestre em Administração de Empresas. Presidente do Grupo Fortes de Serviços.

Compartilhe

Posts Relacionados

Receba novidades por e-mail