Conheça os benefícios do crescimento do mercado de EAD no Brasil

Conheça os benefícios do crescimento do mercado de EAD no Brasil

A educação tem sido e continuará sendo o fator mais importante para o desenvolvimento de uma sociedade. E a boa notícia vem dos consequentes avanços tecnológicos verificados nas últimas décadas, em que surgiram novos modelos de ensino, cada vez mais práticos, acessíveis e dinâmicos. E uma das modalidades que mais vem conquistando adeptos em todo o mundo é o ensino a distância (EAD) através de plataformas especializadas.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância, o crescimento do mercado de EAD no Brasil é bastante significativo nos últimos anos. De acordo com o Censo EAD Brasil, realizado em 2014, o total de estudantes matriculados em cursos EAD já ultrapassava os 3,8 milhões. Certamente esses números já devem ser bem mais expressivos se atualizarmos esses números para hoje.

Tais dados ilustram e confirmam como o ensino a distância é a grande tendência da educação para os próximos anos — no Brasil e no mundo! Por isso, destacamos aqui alguns dos principais benefícios do crescimento do mercado de EAD no nosso país. Confira!

Investimentos cada vez maiores

Com o aumento na demanda pelo ensino a distância no Brasil, é natural que as empresas e instituições de ensino invistam cada vez mais nesse setor.

De 2014 para 2015, 51% das instituições aumentaram os recursos destinados à implementação e melhoria de seus cursos a distância. Os dados ainda apontam que a maior parte desses investimentos se concentrou na área de inovação e tecnologia. 

Além de investimentos cada vez maiores, outra consequência positiva do crescimento do mercado de EAD no Brasil é o aumento do número de cursos ofertados. Hoje, é possível observar um grande leque de opções para aqueles que estão em busca de uma modalidade de ensino mais versátil e interativa como a EAD.

Maior competitividade

O crescimento do mercado de EAD no Brasil acaba gerando maior competitividade entre as empresas que oferecem esse tipo de serviço — e tal fator pode ser muito benéfico tanto para as instituições quanto para os estudantes que optam por essa modalidade.

Consequentemente esses cursos tendem a ser cada vez mais baratos e, além disso, mais bem qualificados. Ou seja, para aqueles que estão pensando em iniciar um curso de EAD são inúmeras as vantagens.

Por isso, elencamos alguns dos principais benefícios do ensino a distância. Confira!

Principais vantagens do ensino a distância

Economia de tempo

Apesar de os cursos a distância possuírem a mesma carga horária dos cursos presenciais, é possível economizar o tempo de deslocamento até a instituição de ensino.

Essa é uma grande vantagem principalmente para aqueles que precisam enfrentar o trânsito característico das grandes cidades.

Economia de dinheiro

Além da economia de tempo, quem opta pelo EAD ainda evita gastos extras como gasolina, estacionamento, pedágio (em alguns casos) ou mesmo passagens de ônibus. No acumular dos anos, esses pequenos gastos diários podem fazer uma grande diferença no seu orçamento.

Flexibilidade

Um curso de educação a distância oferece muito mais flexibilidade ao estudante — afinal, é ele quem decidirá qual o melhor horário e local para estudar. Assim, é possível ditar o seu próprio ritmo com um curso de EAD, facilitando a qualificação profissional, sobretudo dos prestadores de serviços.

Vale lembrar ainda que os diplomas ofertados pelos cursos a distância possuem a mesma validade que aqueles ofertados pelos cursos presenciais. Assim, não é difícil de entender porque o crescimento do mercado de EAD no Brasil é tão significativo assim.

Gostou do nosso texto? Então siga-nos nas redes sociais e continue por dentro de nossos conteúdos! Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.


Advogado, contador, matemático, auditor e perito contábil. Professor, Especialista em Direito Empresarial, Administração Financeira e Matemática Aplicada. Mestre em Administração de Empresas. Presidente do Grupo Fortes de Serviços.

Compartilhe

Posts Relacionados

Receba novidades por e-mail