Relatório de sustentabilidade: como conferir credibilidade ao negócio?

Relatório de sustentabilidade: como conferir credibilidade ao negócio?

A ideia de sustentabilidade embora possa parecer clichê e para alguns uma ideia já muito batida deve ser levado a sério, sobretudo no meio empresarial, em que nos dias de acesso livre as informações, torna-se cada vez mais importante a boa compreensão e relacionamento franco entre a empresa e quem consome seus produtos e serviços.

Sabemos que ainda há algumas empresas que não adotam o relatório de sustentabilidade como uma ferramenta importante para os negócios, pois elas acreditam que é apenas um mecanismo voltado para o marketing.

No entanto, esse eficiente método, construído dentro de regras claras, é um grande diferencial para a análise da posição do seu negócio no mercado, além de valorizar a sua empresa como um todo sob a percepção dos clientes e usuários dos seus produtos e serviços.

Muitos consumidores e até mesmo investidores gostam de saber que o seu capital também se destina a projetos de reduzido risco ambiental, lucratividade justa e alto valor social. Estes fatores geram e aumentam o peso da fidelidade a sua marca.

Preparamos este post para que você saiba a importância dessa ferramenta e como ela confere credibilidade à sua empresa. Continue lendo!

Conceito de relatório de sustentabilidade

Trata-se de uma exposição franca e transparente que traduz a preocupação da empresa com a sobrevivência e o bem estar de todos no seu meio. Ele serve como um modelo de coordenação de ações, de modo que os empreendimentos possam garantir e prestar contas de seus deveres e impactos sustentáveis. Além de ser um mecanismo de instigação do desempenho ambiental, econômico e social da empresa, o relatório serve como modelo de avaliação de desempenho da sustentabilidade.

O protótipo também fornece suporte comparativo — como um benchmarking — no desenvolvimento organizacional do mercado em geral.

Funções fundamentais dos relatórios

Existem três funções fundamentais que precisam estar nesses documentos:

  • embasamento de decisões com dados confiáveis;
  • otimização do diálogo e identificação de riscos e oportunidades;
  • colaboração para uma alteração de mentalidade em relação à importância dos ganhos sociais e ambientais, e não apenas financeiros.

Dessa forma, quando construído com parâmetros claros, um relatório de sustentabilidade abre espaço para uma importante e profunda análise da empresa no seu mercado, notadamente junto a concorência.

Para que um empreendimento gere um relatório, é necessário identificar, medir e divulgar os resultados quanto ao seu desempenho sustentável. Porém, esses documentos não devem mostrar somente os resultados positivos, mas colaborar e ser transparente para a análise de eventuais ações negativas do negócio.

Além do mais, não são apenas as questões ambientais propriamente ditas que têm que ser levantadas, pois nos relatórios devem constar ainda as questões econômicas e sociais.

Sendo assim, os relatórios de sustentabilidade tornam as empresas mais confiáveis, visto que denotam transparência. Eles estão cada vez mais sendo solicitados pela sociedade e, muitas vezes, os relatos presentes nele baseiam investidores, governos e consumidores nas suas decisões em relação ao empreendimento.

Benefícios para os negócios

O relatório de sustentabilidade visa melhorar o diálogo entre a empresa e quem consome seus produtos, como também aos possíveis investidores. Além disso, ele auxilia a identificar riscos e captar melhores oportunidades para os negócios.

Dessa forma, sua inserção ajuda a mudar a mentalidade, buscando o que faz sentido para o empreendimento em um mundo totalmente dinâmico em que as pessoas são mais bem informadas, não importando apenas a questão financeira, mas também a econômica, social e ambiental.

Pode-se dizer, então, que sob uma visão mais ampla os relatórios representam o interesse público, visto que criam um pensamento de desenvolvimento sustentável entre os principais agentes de mudança, dentre os quais as empresas possuem enorme relevância. Assim, ao fornecer dados que o mercado utiliza para tomar as melhores decisões, os relatórios de sustentabilidade podem ajudar aos gestores a torná-las mais eficientes em relação aos valores sustentáveis.

Por fim, é importante ressaltar que, para sua empresa produzir um relatório de sustentabilidade, é essencial contar com uma equipe especializada no assunto. Não apenas fazendo os demonstrativos fiscais, tributários e contábeis do negócio, mas que incentive essas boas práticas apresentadas neste texto como fundamentos para toda que se relacionam com a organização.

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Advogado, contador, matemático, auditor e perito contábil. Professor, Especialista em Direito Empresarial, Administração Financeira e Matemática Aplicada. Mestre em Administração de Empresas. Presidente do Grupo Fortes de Serviços.

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