×
Siga-nos:

EAD – um caminho sem volta! LMS livre ou de mercado? Qual a melhor plataforma de cursos online?

A sigla LMS, no mundo da educação a distância, significa Learning Management Systems, ou em tradução livre, Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA). São plataformas ou softwares desenvolvidos com objetivos de disseminação de conhecimentos ou aprendizagem a distância, através da internet. A seguir apresentamos, com pequenas adaptações, o conteúdo do artigo de Mylla Rayane (dicasead.com.br ), que trata das principais características de duas das mais destacadas plataformas em uso do mercado.

Moodle, mundialmente conhecida por ser gratuita, e o  Elore, uma plataforma nacional de fácil uso imediato, intuitiva e acessível, tanto para professores autônomos, empresas, entidades de classe e instituições de ensino em geral.

Assim escreve Mylla Rayane:

“Já vimos aqui no Dicas EAD os 3 Ps do EAD, 3 passos para você criar um curso online em pouco tempo e da forma mais eficiente possível. Mas, sabemos que criar o conteúdo de um curso online é somente o primeiro passo de um projeto EAD.

Para vender cursos online é preciso publicá-los, e para publicá-los é necessária uma plataforma que possua os recursos ideais ao seu negócio, como suporte para oferta, compra e aquisição pelo seu cliente, e ainda recursos pedagógicos que permitam alcançar e medir o efetivo aprendizado, mesmo que a distância.

Com o crescimento do mercado EAD e os avanços tecnológicos existem variadas opções de plataformas exclusivas para a venda de cursos online, pagas e gratuitas.

É necessário analisar os aspectos relevantes compatíveis ao seu negócio para a escolha da plataforma ideal para hospedagem e disponibilização de seus cursos online.

Neste post abordaremos as opções entre plataformas gratuitas e de mercado, citando um exemplo de cada nicho e comparando seus pontos fortes e fracos. Vamos lá!

#Plataforma livre

Uma das plataformas mais representativas de LMS gratuito é o Moodle, difundida mundialmente por ser um software Open Source, ou seja, possui código aberto, livre e gratuito, é a principal escolha de universidades e centros de formação.

Pontos Fortes:

  • É gratuito;
  • É modular, ou seja, a estruturação do conteúdo pode ocorrer de várias maneiras possíveis como em cursos, turmas, ou disciplinas;
  • Disponibiliza diversas ferramentas ou meios de comunicação como sistema de mensagens, fórum ou chat;
  • Disponibiliza recursos dos mais variados para hospedagem de conteúdo;
  • Possui cadastro de perfis de usuários com configuração de permissões e acessos a recursos;
  • É compatível com pacote SCORM.

Pontos Fracos:

  • Para instalar o Moodle é necessário possuir um servidor web de administração própria, hospedado em sua rede ou em serviços cloud, além de, conhecimento técnico básico ou intermediário para ativação dos sistemas pré-requisitos, como suporte a PHP, banco de dados compatível, entre outros;
  • Suas atualizações ocorrem de forma colaborativa, ou seja, o Moodle possui uma comunidade virtual, a qual reúne programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro para contribuir com suas atualizações e correções. Para alguns, este ponto é colocado como positivo, porém, por experiência própria, nem tanto, pois muitos plugins criados por terceiros, ainda que aprovados pela comunidade, não permanecem compatíveis com as novas versões, tornado seus usos instáveis;
  • Apesar de constantemente lançadas, as atualizações de versões podem torna-se um transtorno caso sua estrutura de servidores seja diferenciada ou utilize plugins não compatíveis.
  • Além de um servidor web, para utilizar os serviços de comunicação como mensagens ou e-mail é necessário possuir também um servidor de E-mail de administração próprio, isso também exige conhecimento técnico e uso de serviços terceirizados;
  • Apesar de ser customizável oferecendo alguns temas já prontos, é necessário conhecimento técnico avançado em HTML e linguagem PHP para uma customização diferenciada;
  • Não possui serviço próprio de stream de vídeo, sendo necessário utilizar serviços externos para hospedagem de vídeos.

O moodle é uma ferramenta robusta, o que exige uma equipe especializada e grande esforço para iniciar e manter um projeto EAD.

#Plataforma de mercado

Como vimos, a oferta de conteúdos online diversos está ganhando cada vez mais adeptos pelos benefícios e vantagens que oferece, mas as opções de plataformas gratuitas são escassas e exigem um grande esforço inicial, com isso a cada dia surgem novas plataformas no mercado que se propõem a oferecer recursos diferenciados e fáceis de utilizar.

Das várias opções de mercado cito o Elore, uma plataforma nacional lançada recentemente que, diferente do Moodle, está pronta para uso imediato, intuitiva e acessível, tanto para professores autônomos ou pequenas empresas de treinamento que possuem poucos recursos e querem vender cursos ou ministrar palestras online, quanto para grandes empresas ou universidades que desejam ofertar treinamentos corporativos, certificações, especializações, entre outros, atende todas as modalidades de ensino e oferece serviços agregadores aos básicos de um LMS como, Stream de Vídeo próprio e suporte a realização de eventos online, como Webinars.

Além de oferecer os recursos básicos que um LMS precisa ter, o Elore se diferencia na precificação de seus planos que variam pelo número de alunos ativos, matriculados em algum curso, ou seja, pagamos se utilizarmos e ganharmos junto da plataforma, além disso, não existe limitação no uso dos serviços, diferente de muitas outras opções de mercado.

Pontos Fortes:

Principais Recursos do Elore :

  • Cursos ou eventos em todas as modalidades, presencial, semi-presencial ou à distância;
  • Cursos ou eventos grátis ou pagos;
  • Acompanhamento de progresso dos alunos;
  • Vitrine de produtos: cursos, pacotes ou palestras online;
  • Customização de logo, cores, banners e tema;
  • Integração ativa com meio de pagamento web;
  • Ambiente responsivo;
  • Estruturação de conteúdo de forma modular.

Diferenciais do Elore:

  • Quantidade de cursos ILIMITADO;
  • Hospedagem de conteúdos e vídeos ILIMITADO;
  • Espaço em disco ILIMITADO;
  • Tráfego de dados ILIMITADO;
  • Serviço de hospedagem de vídeos próprio, sem custos adicionais;
  • Sistema de notificações e mensagens próprio, sem custos adicionais;
  • Base de conhecimento e suporte especializado;
  • Atualizações de versões quinzenais automáticas, sem impacto no sistema.

Pontos Fracos:

  • Não possui integração ativa com plataformas de marketing digital, mas permite importação de dados entre as mesmas;
  • Não possui integração com outros meios de pagamento, além do PagSeguro;
  • Não está estruturado para vendas por assinatura, mas oferece a opção de criar pacotes como alternativa.

O Elore é uma excelente plataforma, moderna e intuitiva, que está em constante evolução, vale a pena criar uma conta e  testar o plano gratuito. Você vai se surpreender com o potencial desta plataforma. Acesse também o Blog do Elore e conheça muitas dicas de uso da plataforma.

Quer conhecer também programas que facilitem a criação de cursos online, leia 12 Ferramentas gratuitas para construir conteúdos de cursos online. Aproveita e conta para a gente, já conhecia alguma dessas plataformas? Qual foi a sua experiência com elas?

Categorias :Tecnologia

Tags :eadfuncionalidadeslmsMoodleplataformaplataforma eadrecursos

AutoraMylla Rayane: Mãe, empresária e geek, sim consegue conciliar as 03 coisas! Analista de Sistemas e MBA em Gestão de Projetos, atua há 8 anos na área de desenvolvimento e suporte de sistemas e-learning. Adora estudar e deseja que todos alcancem essa sensação por meio de inovações tecnológicas no meio educacional. Acredita que é possível inovar a educação, que a educação pode mudar as pessoas e que as pessoas podem transformar o mundo.

Fonte: dicasead.com.br

 

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços e Educação. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL-Fortaleza.