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Seis livros de cabeceira para o empreendedor

Kit de publicações ensina passos para crescimento, atração de clientes, planejamento para a sazonalidade e gestão por resultados.

Empreender, além de ser uma exploração por territórios desconhecidos para muitos, geralmente é um caminho cheio de informações, por vezes vagas ou desencontradas.

Por isso, o Sebrae reuniu aqui os melhores e-books para os empreendedores levarem para onde quiserem (e inclusive deixarem nos tablets ou celulares na cabeceira da cama). Eles servem de referência para diversos momentos do negócio.

São publicações feitas pelo Sebrae em parceria com a Endeavor e que tratam de crescimento, atração de clientes, planejamento para a sazonalidade e gestão por resultados. Ainda tem um documento que reúne histórias inspiradoras. Baixe os livros e bons estudos!

Expansão: o modelo certo para a sua empresa crescer

“Expansão de mercado” são três palavras que jamais saem ou deveriam sair da mente de um empreendedor. Quem ainda não está expandindo certamente perde horas pensando em como fazê-lo. Mas quando expandir? Quais são os modelos de expansão disponíveis e qual é o melhor para a sua empresa?

Este e-book foi criado para ajudar o empresário a encontrar respostas, com informações e orientações que podem dar mais segurança às decisões. Além disso, a publicação traz diversos cases para inspiração.

Se seu negócio está consolidado, sua equipe está afinada, as finanças estão em ordem e a empresa ainda está recusando clientes, talvez seja o momento certo para expandir. O passo seguinte é saber se a expansão é viável. Saiba como no e-book.

Veja ainda os diferentes modelos de expansão, seja abrir uma nova filial, montar um sistema de franquia ou realizar uma fusão ou aquisição. Mas a expansão não precisa ser necessariamente física. Os seus esforços podem também estar na ampliação da presença na internet.

Guia SaaS: uma nuvem de oportunidades para empreendedores

As empresas estão cada vez mais escolhendo pagar pelo serviço feito por um software em vez de comprar uma licença. Esta é a tendência do Software as a Sevice (SaaS) e pode ser uma boa oportunidade de negócio para os empreendimentos digitais que atendem outras empresas (B2B).

Com este e-book, você terá uma noção de quão SaaS sua empresa é ou se é preciso repensar o negócio e focar no desenvolvimento do seu produto. Além disso, você poderá ver os “dez mandamentos” para este segmento. Entre eles: a parte mais importante de software como serviço é o “serviço”, e não o “software”.

Saiba ainda o que são o churn, o Customer Lifetime Value (LTV), a Taxa de Renovação do Cliente e o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e como calcular cada um destes indicadores. Descubra as fases de maturidade e os principais desafios de cada uma. Uma das estratégias para crescer, por exemplo, é entregar mais valor ao consumidor, e cobrar por isso.

CRM: atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

O objetivo deste e-book é apontar quais são os pontos de atenção para implantar um sistema de CRM, qual é o momento ideal para fazê-lo e, também, como gerenciá-lo de forma mais eficiente, gerando valor para a empresa.

Mas como saber se você precisa de um CRM?

  • As informações sobre os clientes estão dispersas.
  • As informações começam a se perder em meio à burocracia.
  • Clientes sentem falta do “tratamento VIP” que possuíam no início da empresa.

Saber formular uma estratégia para implantar o CRM na empresa vai muito além de escolher um fornecedor ou uma tecnologia, é preciso também alinhar as decisões com as lideranças do processo, identificar métricas e caminhos para atingi-las.

O documento traz ainda ações para otimização do retorno sobre investimento (ROI) com ações como: integração com softwares de automação de marketing e alinhamento entre equipe de marketing e vendas.

Planejamento de vendas inteligente: um guia para vender mais na hora certa

O principal tema do e-book é a sazonalidade, ou seja, os produtos ou serviços sujeitos às flutuações de demanda do consumidor, geralmente ao longo de um ano. As flutuações de vendas podem vir das diferentes estações do ano, datas comemorativas e até mesmo por conta de crises.

sazonalidade pode ter riscos atenuados se o empresário se planejar e pesquisar os produtos e serviços mais requisitados nos anos anteriores, na mesma época. Este e-book traz uma planilha de projeção de vendas para que os empresários possam analisar os números com mais objetividade. De posse dos dados, é hora de fazer o planejamento de marketing: em quais produtos ou serviços investir e quais comunicar.

A partir do planejamento, é possível pensar no estoque, no fluxo de caixa, considerar os concorrentes e desenvolver serviços complementares e maximizar a eficiência. O passo seguinte é preparar, motivar e unir a equipe e depois cuidar do pós-venda e da mensuração dos resultados.

Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões

Em tempos de impacto social e economia colaborativa, os resultados de uma empresa vão muito além do retorno financeiro. São os indícios de quanto uma empresa está próxima de realizar sua missão e visão. Para isso, é necessário entender metas e métricas.

Neste e-book, você vai aprender a transformar as estratégias em metas e a engajar sua equipe para alcançá-las. Vai ver também como e por que é preciso balancear as metas.

50 histórias para inspirar sua jornada empreendedora

Mais que ter uma boa ideia, planejar os passos e fazer tudo como manda a cartilha, empreender se trata de paixão e de garra. É a busca pelo sonho enquanto se enfrentam obstáculos. Juntam-se a isso a perseverança e a resiliência.

Neste e-book estão 50 histórias de empreendedores. Nelas estão pessoas que trilharam longos caminhos antes de chegar ao sucesso, algumas largaram os empregos estáveis, outras apostaram alto as economias que tinham.

O livro é dividido em capítulos que tentam reunir experiências parecidas. No entanto, é possível ver logo nas primeiras páginas que cada jornada é única e igualmente enriquecedora. Leia cada história e escolha os melhores exemplos que você poderá usar no seu próprio caminho.

Fonte: sebrae.com.br

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços e Educação. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL-Fortaleza.