×
Siga-nos:

Solução em nuvem para contabilidade: entenda como funciona

Solução em nuvem já é uma realidade!

Na era da informação, cada vez mais o sucesso empresarial está fortemente associado à inovação e à utilização da tecnologia como ferramenta de aprimoramento dos processos internos. No caso de empresas de contabilidade a realidade não poderia ser diferente.

E, hoje, o uso de uma solução em nuvem se tornou um grande diferencial.

Nesse tipo de negócio, expedientes burocráticos fazem parte da rotina de todos os envolvidos. Lidar com diferentes documentos, regulamentações, prazos e cálculos acaba sendo uma necessidade.

Por isso, imprimir um fluxo de trabalho organizado e eficiente é, sem dúvida, o que a empresa contábil precisa e o que os seus clientes esperam. Afinal, nessa área, manter a regularidade e a exatidão das informações é imprescindível.

Quer saber como uma solução em nuvem pode ajudar seu empreendimento, tornando-o flexível, integrado e seguro? Continue a leitura e conheça alguns aspectos práticos dessa tecnologia!

Aspectos funcionais da solução em nuvem

Reforço na segurança de dados e informações

Manter a segurança dos dados é imprescindível para o sucesso de negócios contábeis, afinal, quando se trata de informações financeiras e fiscais de outras empresas ou até mesmo de pessoas físicas, o sigilo é uma necessidade.

Nesse sentido, a solução em nuvem traz um reforço significativo à segurança das informações do estabelecimento.

Ao informatizar os expedientes, por exemplo, a base de dados da empresa passará a ser hospedada na nuvem, em um data center preparado para armazenar todo tipo de informação.

Desse modo, riscos como o acesso indesejado, seja físico ou virtual — a exemplo de hackers e de softwares maliciosos —, reduzem drasticamente, assim como os riscos de perdas com panes elétricas em computadores da empresa, furtos, acidentes ou desastres naturais.

Aumento da mobilidade dos expedientes

Outra grande vantagem de um sistema em nuvem é a mobilidade que esse recurso traz para a empresa. Como ele atua com base na internet, é possível acessar, modificar e controlar a solução de maneira totalmente remota, bastando estar conectado à rede.

Isso otimiza bastante o trabalho, tornando-o mais dinâmico e ágil. Por exemplo, é possível acessar remotamente documentos de clientes, informações e outros dados a qualquer hora do dia e de qualquer local, dando prosseguimento a processos em caráter de urgência.

Aumento da confiabilidade e satisfação do cliente

Vale destacar, ainda, que negócios que têm um maior nível de automação, atualmente são mais bem-vistos pelo mercado.

Isso porque já é sabido que a tecnologia tem um grande potencial de otimização, tornando as empresas mais alinhadas com as novas tendências.

Nesse contexto, outro aspecto prático da solução em nuvem é a melhora da confiabilidade e do nível de satisfação do cliente.

Ao se imprimir rotinas mais técnicas, modernas e informatizadas, o destinatário dos serviços certamente se sentirá mais seguro e tranquilo para confiar seus dados, pois acredita que o negócio dispõe dos recursos necessários para desempenhar um bom trabalho.

Melhora da produtividade

A partir de um sistema na nuvem a empresa tem o cenário que necessita para tornar as operações mais modernas e conectadas, centralizando um grande volume de informações.

De maneira geral, isso afeta a produtividade do negócio, uma vez que o acesso à informação acontece de forma mais fluida, agilizando as entregas e tornando as atividades mais organizadas, bem como menos suscetíveis a ocorrência de erros — fatos comuns quando se emprega expedientes manuais.

Redução de custos e reforço na sustentabilidade

Em razão da modernização dos expedientes e a consequente redução do uso de métodos tradicionais, a exemplo das fichas manuais, há uma diminuição no uso de insumos básicos, como papel, tinta etc.

Com as soluções em nuvem a empresa contábil ainda reduz consideravelmente os custos com TI, sobretudo equipamentos e estruturas físicas.

Ao final do mês, isso certamente representará uma economia considerável aos cofres da empresa e, mais do que isso, será um reforço na sustentabilidade do empreendimento ao atuar de maneira mais eficiente e econômica.

Por fim, como vimos, uma solução em nuvem pode melhorar consideravelmente as atividades da sua empresa, otimizando não só a parte operacional, mas também a imagem e a confiabilidade do negócio.

As vantagens citadas são igualmente válidas para os estudantes de contabilidade que podem dispor dessas soluções para aprendizagem dentro e fora das instituições de ensino.

Gostou deste post? Quer se informar um pouco mais sobre o papel da tecnologia nas empresas? Confira também o nosso artigo sobre os sistemas que são fundamentais para a gestão da sua empresa.

Sobre o autor

José Carlos Fortes

Fundador e Chairman da Fortes Tecnologia e do Grupo Fortes (Tecnologia - Educação - Auditoria - Consultoria - Advocacia). CEO da REPARTSE - Rede Parceira de Tecnologia, Serviços e Educação. Advogado, Contador e Matemático (UNIFOR). Pós graduações - Mestrado em Administração (UECE). Especialização em Direito Empresarial (PUC-SP), em Administração Financeira e em Matemática Aplicada (UNIFOR). Professor com mais de 30 anos de magistério superior (UECE e UNIFOR) e Palestrante. Lecionou nos cursos das áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Administração e Direito. Autor de livros nas áreas contábil, jurídica e matemática financeira. Perito Contábil e em Cálculos Financeiros e Auditor Independente. Participou ativamente em diversas entidades de classe, destacando CRC-CE, SESCAP-CE, IIBRACON - 1a. Seção Regional, APCEC, OAB-CE e CDL-Fortaleza.