Treinamentos EAD para funcionários: é possível ter na minha empresa?

Treinamentos EAD para funcionários: é possível ter na minha empresa?

Os resultados de uma empresa estão diretamente relacionados à qualidade com que suas operações são cotidianamente executadas. Para assegurar o desempenho positivo e sustentável do negócio, os gestores estão cada vez mais convictos de que a capacitação é o melhor caminho. E como viabilizar essa postura? Está na hora de conhecer a plataforma para treinamentos EAD!

Se você ainda não havia encontrado uma solução adequada para o desafio de preparar seus colaboradores para o mercado, não deixe de ler o texto até o final. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre a modalidade EAD, entendendo quais são as possibilidades e os benefícios de implantar essa tecnologia de ensino na sua empresa. Preparado? Vamos lá!

Qual é a importância da plataforma para treinamentos EAD no ambiente corporativo?

Em um mercado fortemente marcado pela constante ascensão de novas tendências, a inércia pode levar à obsolescência. Infelizmente, casos em que novas técnicas e/ou tecnologias foram negligenciadas por administradores sem visão, conduzindo o negócio à falência, não são assim tão raros ou esporádicos.

A lição, portanto, é clara: na busca pela perenidade operacional e pelos resultados positivos, os gestores precisam estar sempre atentos a novas formas de aprimorar atividades e de incorporar ferramentas efetivas para o crescimento do negócio.

É justamente o caso das plataformas para treinamentos EAD. A partir da convicção de que uma empresa competitiva é aquela que dispõe dos melhores recursos — principalmente humanos —, os líderes perceberam recentemente a importância de investir na capacitação e atualização de seus funcionários.

De acordo com um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, o método de e-learning (referindo-se ao método de aprendizagem online) cresceu significativamente de 2014 a 2015, atingindo 27% de uso em relação a outros formatos.

Diante de números tão expressivos (e promissores, já que a previsão é de mais crescimento nos próximos anos), fica nítida a importância crescente das plataformas que permitem o ensino a distância. No ambiente corporativo, essa urgência é ainda mais evidente: com orçamentos bastante limitados e com uma demanda recorrente por capacitação, aprimoramento e capacitação, a tecnologia EAD desponta como uma solução viável e efetiva para alavancar os resultados do negócio.

Quais são as possibilidades e as vantagens do EAD para o seu negócio?

Agora que você já compreendeu a importância de aplicar o procedimento EAD nos processos de treinamento da sua empresa, chegou a hora de conhecer as possibilidades e as vantagens da modalidade.

Ao optar pela aplicação do ensino a distância, as etapas de implantação e viabilização são relativamente simples: primeiro, é preciso escolher uma plataforma aderente às suas necessidades; depois, é necessário estruturar a metodologia de aulas, segmentando temáticas, assuntos, públicos-alvo e certificações, por exemplo.

Uma vez fundamentada, a rotina de aprendizado via EAD tende a trazer inúmeros e consistentes resultados à empresa — no curto, médio e longo prazo. Dentre as vantagens de adotar a modalidade, é possível destacar:

Alta produtividade com baixo custo

Uma das formas mais efetivas de aumentar a produtividade da sua equipe certamente é a capacitação continuada. A aplicação de treinamentos recorrentes, quando feitos do modo tradicional, geralmente implica altos custos — uma vez que envolve a contratação de mentores, a reserva de espaços físicos e o deslocamento, por exemplo.

Na metodologia EAD, os custos são drasticamente reduzidos. Primeiro porque um único mentor pode gravar um conteúdo que vá impactar, ao longo do tempo, milhares de colaboradores. E depois, porque não há necessidade de movimentar fisicamente o seu time.  

Ganhos em motivação e aumento da retenção

Investir no desenvolvimento do seu profissional é uma das melhores maneiras de valorizá-lo. Ao sentir-se importante para a empresa, o colaborador é motivado a desempenhar suas funções com cada vez mais foco e dedicação. Por isso, os treinamentos contribuem diretamente para gerar um quadro mais empenhado e satisfeito.

Além disso, o turnover implica altos custos operacionais (rescisões, contratações, integração de novos colaboradores etc.) e pode ser combatido a partir do estímulo ao crescimento pessoal e profissional do colaborador — suportado e endossado pela utilização de uma boa plataforma para treinamentos EAD.

Gostou do tema e deseja saber mais sobre as possibilidades? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!


Advogado, contador, matemático, auditor e perito contábil. Professor, Especialista em Direito Empresarial, Administração Financeira e Matemática Aplicada. Mestre em Administração de Empresas. Presidente do Grupo Fortes de Serviços.

Compartilhe

Posts Relacionados

Receba novidades por e-mail